Educar Senpre - LINKE ME

SEGUIDORES

18 de nov. de 2015

O QUE É DISLEXIA?

O que é Dislexia ?
Distúrbio passa longe da preguiça e não tem relação com a má alfabetização


  É importante saber que a dislexia não é uma doença, senão um distúrbio genético e neurobiológico que independe da preguiça, falta de atenção ou má alfabetização. O que ocorre é uma desordem no caminho das informações, o que inibe o processo de entendimento das letras e, por sua vez, pode comprometer a escrita. É claro que os sintomas da dislexia variam de acordo com os diferentes graus do transtorno, mas a pessoa tem dificuldade para decodificar as letras do alfabeto e tudo o que é relacionado à leitura. O disléxico não consegue associar o símbolo gráfico e as letras ao som que eles representam.
Ter dislexia não é o fim do mundo, o disléxico não é deficiente. Fique tranquilo! Ele pode ser uma pessoa saudável e inteligente, porém com dificuldade acima do comum em aprender a ler. Geralmente, o disléxico possui um QI normal ou até mesmo acima do normal.
Quanto antes descobrir a dislexia, melhor será para evitar rótulos depreciativos ao portador, dificuldades com os colegas na escola, constrangimento no local de trabalho, problemas de relacionamento seja com amigos, parceiros ou familiares. Afinal, quantas vezes algum disléxico, por não saber a origem de seu problema, não soube argumentar contra críticas, ridicularizarão, zombaria onde trabalha ou estuda? Quantas vezes, você, mãe, pai, já não se preocupou com as dificuldades de seu filho? Há exemplos de que disléxicos podem conviver com o distúrbio, sim. Para que isso aconteça, é preciso buscar ajuda de profissionais.
Conheça algumas personalidades portadoras de dislexia:
– Pablo Picasso: Um mestre da arte no século XX, é considerado um dos artistas mais famosos e versáteis do mundo, foi pintor, escultor, desenhista e escritor de poesia;
– George Washington: político e militar, foi o primeiro presidente constitucional dos Estados Unidos. Ele é visto pelos americanos como o “Pai da Pátria”;
– Joss Stone: a jovem, nascida em 1987, é cantora e compositora inglesa de Soul e Blues, além de atriz. Já vendeu mais de onze milhões de álbuns em todo e mundo e venceu vários prêmios;


Como saber se seu filho é disléxico ?
ENTENDA COMO DIAGNOSTICAR A DISLEXIA

Para entender como diagnosticar a dislexia, é importante saber que ela não é uma doença, senão um distúrbio genético e neurobiológico que independe da preguiça, falta de atenção ou má alfabetização. É claro que os sintomas da dislexia variam de acordo com os diferentes graus do transtorno, mas a pessoa tem dificuldade para decodificar as letras do alfabeto e tudo o que é relacionado à leitura.  O disléxico não consegue associar o símbolo gráfico e as letras ao som que eles representam. Podem confundir direita com esquerda, no sentido espacial, ou escrever de forma invertida, ao invés de “vovó”, “ovóv”, “topa” por “pato”. A dislexia também gera a omissão de sílabas ou letras como “transorno” para “transtorno”, até mesmo a confusão de palavras com grafia similar, por exemplo, n-u, w-m, a-e, p-q, p-b, b-d… Ter a necessidade de seguir a linha do texto com os dedos é outro sintoma de dislexia. O indivíduo sofre com a pobreza de vocabulário, escassez de conhecimento prévio, confusão com relação às tarefas escolares, podendo resultar num atraso escolar.
Ter dislexia não é o fim do mundo, o disléxico não é deficiente. Fique tranquilo! Ele pode ser uma pessoa saudável e inteligente, porém com dificuldade acima do comum em aprender a ler. Geralmente, o disléxico possui um QI normal ou até mesmo acima do normal. É de extrema importância descartar a ocorrência de deficiências visuais e auditivas, déficit de atenção e problemas emocionais que possam dificultar o aprendizado, só assim os sintomas já citados poderão ser sinais de dislexia.
Ainda nessa matéria daremos dicas de como você pode identificar a dislexia.
Quanto antes descobrir a dislexia, melhor para evitar rótulos depreciativos ao portador, dificuldades com os colegas na escola, constrangimento no local de trabalho, problemas de relacionamento seja com amigos, parceiros ou familiares. Afinal, quantas vezes algum disléxico, por não saber a origem de seu problema, não soube argumentar contra críticas, ridicularizarão, zombaria onde trabalha ou estuda? Quantas vezes você, mãe, pai, já não se preocupou com as dificuldades de seu filho?
Caso você procure uma equipe interdisciplinar para realizar o diagnóstico inicial de sua questão, entre em contato com o Centro Psicopedagógico Apoio. Nós atuamos com excelência na prevenção das dificuldades de aprendizagem, a partir de um enfoque transdisciplinar. Realizamos atendimento psicológico, psicopedagógico, psicanalítico e fonoaudiológico.
Cadastre-se agora e baixe dicas sobre “A SÉRIE: Os Principais Transtornos da Aprendizagem”.

Dicas : Como Identificar a dislexia.
Alguns sinais que podem diagnosticar a dislexia:
– incompreensão na leitura ultrapassa a fase de alfabetização;
– a leitura é silabada;
– faz adivinhações, por exemplo, entende a palavra “famoso” como “família”. (esta última é mais frequente);
– troca, omite ou inverte as letras durante a leitura;
– substituição: “todos” por “totos”;
– omissão: “Chuva forte” por “chuva fote”;
– acréscimo de letras ou sílabas: “Estranho” por “estrainho”;
-separação: “Está embaixo da cama” por “Está em baixo da cama”ou “Caiu uma chuva” por “caiu um a chuva”;
-junção: “A lua está entre as nuvens” por “Alua está entreas nuvens”.




DIAGNOSTICANDO A DIFICULDADE DE APRENDIZADO

Esta etapa da investigação pretende atender os problemas de aprendizagem e as particularidades que persistirem, mesmo depois das intervenções anteriores. Apesar de iniciar com um encaminhamento contendo uma prévia descrição da problemática do aluno, realizada pelos professores e fundamentada no diagnóstico realizado anteriormente através das observações, se refere a um contexto mais distante da escola e da sala de aula. Essa distancia ocorre em razão da lacuna que há entre a escola e a família.
Toda família passa por dificuldades e problemas ao longo de sua evolução e, em decorrência destes fatores, grande parte dos sintomas apresentados pelos alunos na atualidade tiveram origem ainda no seio familiar. Muitas famílias conseguem se resolver sozinhas, porém tantas outras necessitam de ajuda para alcançar um equilíbrio. Portanto, a investigação neste contexto é indispensável, pois irá facilitar o entendimento básico das possíveis causas do problema do aluno e possibilitará o planejamento de mudanças.
Nesta proposta, o diagnóstico psicopedagógico do aluno é realizado através dos processos descritos a seguir, podendo ser alterada a ordem de aplicação, de acordo com a demanda.

1 - Encaminhamento/entrevista inicial com o professor;
2 - Avaliação do encaminhamento/entrevista inicial com o professor;
3 - Ficha de controle;
4 - Entrevista inicial com o aluno;
5 - Avaliação da entrevista inicial com o aluno;
6 - Entrevista inicial com os pais ou responsável;
7 - Avaliação da entrevista inicial com os pais ou responsável;
8 - Entrevista familiar exploratória situacional (E.S.E.F.);
9 - História de vida ou anamnese psicopedagógica;
10 - Interpretação da história de vida ou anamnese psicopedagógica;
11 - Enquadramento.

Todos estes processos serão descritos detalhadamente nas próximas postagens. Aproveitem!

13 de nov. de 2015

Avaliação Diagnóstica

Quando avaliar?
  •  Inicio do ano letivo (avaliação diagnóstica)
  • Diariamente durante todo o processo de ensino-aprendizagem(Continua)
  • Periodicamente bimestre semestre... (Formativa ou Processual)
Por quê? Como avaliar?
  • Avaliação diagnostica (sondagem inicial) - Visa observar presençaou ausência de conhecimento e habilidades, geralmente é realizada no inicio do ano letivo para conhecer as características relevantes do aluno, podendo ser feita em outra época;
  •  sondagem pode ser aplicada na segunda semana de aula e depois ao final de cada bimestre (ou semestre na EJA fase I). Ao termino da sondagem, registrar a forma como o aluno leu (global e/ou silabicamente), preenchendo na tabela de sondagens a fase da escrita de cada aluno para que possa acompanhar os avanços.

COMO FAZER UMA SONDAGEM?

SUGESTÕES DE SONDAGEM

COLOCANDO EM PRÁTICA


APLICAÇÃO DA SONDAGEM

MODELOS DE SONDAGENS




Sugestões de pesquisas:
 Ditado para Sondagem na Alfabetização
Plano de Aula Ensino Fundamental I

   Modelos de sondagem com os temas: 
   Transportes / Frutas /Alimentos  -  Blog da Professora Janaina Spolidorio. Disponível emhttp://professorajanainaspolidorio.wordpress.com/2010/09/06/sondagem-tradicional/. 

    

 "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”. Paulo Freire



Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.
Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.
Amigo a gente sente!
Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar.
Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende.
Amigo a gente entende!
Benditos os que guardam amigos, os que entregam o ombro pra chorar.
Porque amigo sofre e chora.
Amigo não tem hora pra consolar!
Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade.
Porque amigo é a direção.Amigo é a base quando falta o chão!
Benditos sejam todos os amigos de raízes, verdadeiros.
Porque amigos são herdeiros da real sagacidade.
Ter amigos é a melhor cumplicidade!
Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho,
Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!

Oração do Professor


"Obrigado, Senhor, por atribuir-me a missão de ensinar e por fazer de mim uma professora no mundo da educação.

Eu te agradeço pelo compromisso de formar tantas pessoas e te ofereço todos os meus dons.

São grandes os desafios de cada dia, mas é gratificante ver os objetivos alcançados, na raça de servir, colaborar e ampliar os horizontes do conhecimento.

Quero celebrar as minhas conquistas exaltando também o sofrimento que me fez crescer e evoluir.

Quero renovar cada dia a coragem de sempre recomeçar.

Senhor!

Inspira-me na minha vocação de mestre e comunicador para melhor poder servir.

Abençoa todos os que se empenham neste trabalho iluminando-lhes o caminho.

Obrigado, meu Deus, pelo dom da vida e por fazer de mim uma educadora consciente, comprometida hoje e sempre. Amém!"