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18 de jul. de 2014

O fantástico mundo da Era dos Dinossauros

Você sabe o que significa a palavra “Dinossauro”?
 A palavra “Dinossauro” significa “lagarto terrível”. 
Eles foram as maiores criaturas terrestres a habitar o planeta. Alguns eram inofensivos e se alimentavam de plantas. Outros eram caçadores cruéis, que abocanhavam suas vítimas com dentes afiadíssimos, para comer sua carne.
Até o momento já são conhecidas cerca de mil espécies de dinossauros. Os Dinossauros foram os animais mais bem sucedidos na história do planeta. Eles viveram 140 milhões de anos na Terra, o homem existe há apenas 2 milhões e meio de anos!
A teoria mais aceita sobre a extinção dos Dinossauros é a queda de um meteoro na península de Yucatan, no México.


Vamos conhecer agora um pouco mais sobre a Era em que viveram: 
A era Mesozoica
Os dinossauros habitaram a Terra há milhões e milhões de anos, durante 160 milhões de anos! Viveram numa era conhecida como Mesozoica, que se divide em 3 grandes períodos: Triássico, Jurássico e Cretáceo.

O Período Triássico (250 milhões de anos até 200 milhões de anos)
Foi no final deste período que surgiram os primeiros dinossauros. Naquele tempo todos os continentes eram unidos em uma enorme massa de terra chamada Pangeia. O centro deste continente era muito distante do mar, por isso havia muitas áreas desérticas, quentes e secas. Mas para a nossa surpresa, perto dos rios e nas costas dos mares existiam florestas exuberantes, onde habitavam, além dos dinossauros, outras espécies de répteis, insetos, peixes e uma grande variedade de vida marinha.

O Período Jurássico (200 milhões de anos até 145 milhões de anos)
Durante este período, o grande continente Pangeia começou a se separar. Com isso, iniciou-se a formação de grandes mares que reconhecemos como os oceanos e mares atuais.O resultado desta movimentação foi um clima mais úmido e menos árido em alguns pontos. Samambaias e árvores coníferas ocuparam parte do espaço dos desertos, e o centro dos continentes ficou mais habitável.Os dinossauros se multiplicaram e muitos tipos diferentes surgiram, tais como os enormes saurópodes herbívoros, os encouraçados anquilossauros e os temidos terópodes carnívoros.

O Período Cretáceo (145 milhões de anos até 65 milhões de anos)
Neste período os continentes já estavam separados de forma muito semelhante ao que conhecemos hoje. As florestas evoluíram e as primeiras plantas com flores apareceram.Este foi o auge da era dos dinossauros, onde reinava o feroz e temido Tyrannosaurus Rex. Bandos de Triceratops com seus magníficos chifres e Parasaurolophus com suas cristas enormes e barulhentas também vagavam pelo planeta!


Conheça algumas espécies de Dinossauros e aprenda um pouco mais sobre eles:


 Allosaurus
(Lagarto Diferente)
Antecedeu 80 milhões de anos o famoso e terrível Tyrannosaurus Rex. Foi um dos maiores predadores do seu tempo. Tinha maxilares e pescoço muito fortes , possuía cerca de 70 dentes afiados e curvados para trás que alcançavam 5 centímentos de comprimento! Além disso , suas garras eram como navalhas de até 15centímentos. É bom correr desta fera!

Ficha Informativa:
Peso: 3 - 5 toneladas
 Comprimento: 12 metro 
Locomoção: Bípede
Alimentação: Carnívoro
Onde foram encontrados: Estados Unidos

 Diplodocus
(Alavanca dupla)
Nossa quanto pescoço! Nossa, que cauda enorme! Assim é o Diplodocus um dos maiores saurópodes que já existiu. Acredita-se que devido à estrutura óssea de seu quadril, poderia erguer-se nas patas traseiras para alcançar frescas nas copas das árvores. Sua Calda era como um chicote ágil e flexível, utilizada como arma de defesa. Um golpe certeiro poderia derrubar os temidos e grandes dinos carnívoros.
Ficha Informativa:
Peso: Até 20 toneladas
Comprimento: 27 metro
Locomoção: Quadrúpede
Alimentação: Herbívoro
Onde foram encontrados: Estados Unidos


Centrosaurus
(Réptil com chifre)
O Centrosaurus parecia um rinoceronte, tinha um chifre pontiagudo no focinho e seu corpo era forte e robusto. Para se defender dos ataques dos dinos carnívoros, é especulado que os machos formaria um círculo em volta das fêmeas e dos filhotes (como os bois almiscarados atuais). Não deveria ser nada fácil romper este círculo de chifres. Os músculos dos ombros e das pernas suportavam o enorme colar ósseo em torno do pescoço.
Ficha Informativa:
Peso: 1,5 – 3 toneladas
Comprimento: 6 metros
Locomoção: Quadrúpede
Alimentação: Herbívoro
Onde foram encontrados: Canadá

Compsognathus

(Mandíbula Bonita)
Um dos menores dinossauros já encontrados, era do tamanho de uma galinha. Imagine só, da ponta da cabeça até a cauda tinha apenas 60 centímetros. Apesar do seu tamanho, era bom ter cuidado com ele, pois ele era muito ágil e veloz. Tinha os ossos ocos e ponas longas e finas. Suas vítimas preferidas eram os lagartos, pequenos mamíferos e insetos.

Ficha Informativa:
Peso: 2,5 quilos
Comprimento: 60 centímetros
Locomoção: Bípede
Alimentação: Carnívoro
Onde foram encontrados: Alemanha e sul da França


Styracosaurus
(Lagarto com espigões)
Possuía uma carapaça com 6 grandes espigões e um longo chifre pontiagudo no focinho que tinha, em media, 60 centímetros. Estas verdadeiras armas eram provavelmente utilizadas como forma de defesa contra predadores e também para defender seu território. Estes herbívoros fortes e robustos andavam em bando, o que facilitaa a busca de alimentos e ajudava em sua defesa. Era difícil pegar este animal!
Ficha Informativa:
Peso: 3 toneladas
 Comprimento: 5 metros
 Locomoção: Quadrúpede
 Alimentação: Herbívoro
 Onde foram encontrados: Estados Unidos e Canadá

Therizinosaurus
(Lagarto com foice)
Este dinossauro é uma figura! É difícil imaginar que um animal deste tenha existido. Para que braços enormes que alcançavam 2,5 metros e garras gigantescas com 60 centímetros? Ainda é um grande mistério… Apenas uma pequena quantidade de ossos do Therizinosaurus foram encontrados, o que dificulta ainda mais decifrar tanto a forma como os hábitos deste animal. Aproveite e dê asas à sua imaginação!
Ficha Informativa:
Peso: Até 6 toneladas
 Comprimento: Até 11 metros
Locomoção: Bípede
Alimentação: Herbívoro
Onde foram encontrados: Mongólia e China

Pachycephalosaurus
(Lagarto de Cabeça grande)
A característica mais marcante deste dinossauro é, sem dúvida o, calombo que possuía na cabeça. Era constituído por osso maciço e podia ter até 25 centímetros de espessura. Para medir forças e chamar a atenção das fêmeas, os machos costumavam dar cabeçadas uns contra os outros. Isso é um dino cabeça-dura!

Ficha Informativa:
 Peso: 1 – 2 toneladas
 Comprimento: Até 3 Metros
 Locomoção: Bípede
 Alimentação: Herbívoro
Onde foram encontrados : Canadá


Troodon
(Dente que fere)
Apesar de pequenos, eram bastante velozes e inteligentes. Cérebro do Troodon era bem grande comparado ao tamanho do seu corpo. Andavam em grupos e acredita-se que eram grandes estrategistas na hora da caça. Tinham os olhos bem grandes, o que lhes poderiam garantir uma visão aguçada à noite. Pequenos mamíferos e répteis seriam suas presas prediletas, que por sua vez, viviam atentos e apavorados na presença deles.
Ficha Informativa:
Peso: 50 quilos
Comprimento: 2 metros
Locomoção: Bípede
Alimentação: Carnívoro
Onde foram encontrados: Canadá


Oviraptor
(Ladão de Ovos)
Recebeu esse nome Ladrão de Ovos porque quando foi descoberto acreditava-se que estava comendo ovos do ninho de outro dinossauro. Descobertas recentes revelam que o Oviraptor encontrado em cima do ninho de ovos não estava roubando e sim chocando seus próprios ovos. Veja só que mentira!

Ficha Informativa:
Peso: 25 – 35 quilos
Comprimento: 1,5 – 2,5 metro
Locomoção: Bípede
Alimentação: Onívoro
 Onde foram encontrados: Mongólia e China

Construindo uma maquete pre histórica











PLANO DE AULA



Dados da O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Reconhecer os diversos tipos de dinossauros existentes;
- Ampliar o vocabulário;
- Conhecer as características dos dinossauros;
- Contextualizar o período de existência dos dinossauros;
- Compreender as características dos répteis;
- Comparar as características dos dinossauros com a dos répteis;
- Explorar os cinco passos de uma investigação científica: observação, registro, questionamento, experimentação e conclusão;
Duração das atividades
5 dias, com aproximadamente 40 minutos diários.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1: Conhecendo os Dinossauros...
1.  Para introduzir a temática sobre os Dinossauros é interessante partir dos conhecimentos prévios que as crianças têm, bem como aguçar suas hipóteses em relação ao assunto. Desta forma, inicie a aula com a apresentação de um filme relativo ao tema, ou de alguma animação que demonstre a temática da aula. Para isso, sugere-se:
1.1 - DINOSSAURO
dinossauro
- Informações Técnicas:

Mídia: DVD
Região: 4
*Brasil, Austrália, Nova Zelândia, México, América Central, América do Sul
País de Produção: Estados Unidos
Gênero: INFANTIL
Sistema: NTSC
Formato de Tela: DVD
Idioma Original: PORTUGUÊS
Dublagem: INGLÊS - DOLBY DIGITAL 5.1
Legenda: INGLÊS – PORTUGUÊS

**Outros filmes/animações que podem ser utilizados são:
DINOTREM - UM GRANDE DINOSSAURO
Mídia: DVD
Região: 4
*Brasil, Austrália, Nova Zelândia, México, América Central, América do Sul
Ano de produção: 2011
País de Produção: Estados Unidos
Gênero: INFANTO-JUVENIS-ANIMAÇÃO/DESENHO
Duração: 90
Sistema: NTSC
Formato de Tela: DVD
Idioma Original: PORTUGUÊS
Dublagem: INGLÊS -
Legenda: PORTUGUÊS

DINOTREM - DINOSSAUROS EM FESTA + OVO SURPRESA
Mídia: DVD
Região: 4
*Brasil, Austrália, Nova Zelândia, México, América Central, América do Sul
País de Produção: Estados Unidos
Gênero: INFANTIL
Duração: 110
Sistema: NTSC
Formato de Tela: DVD
Idioma Original: INGLÊS

-  DINOTREM
Mídia: DVD
Região: 4
*Brasil, Austrália, Nova Zelândia, México, América Central, América do Sul
Ano de produção: 2009
País de Produção: Estados Unidos
Gênero: INFANTO-JUVENIS-ANIMAÇÃO/DESENHO
Duração: 110
Sistema: NTSC
Formato de Tela: DVD
Idioma Original: INGLÊS
Dublagem: PORTUGUÊS 

HARRY E O BALDE DE DINOSSAUROS
Mídia: DVD
Região: 0
*Brasil, Austrália, Nova Zelândia, México, América Central, América do Sul
País de Produção: Estados Unidos
Gênero: INFANTIL
Sistema: NTSC
Formato de Tela: DVD
Idioma Original: PORTUGUÊS


2. Após a apresentação de um ou mais filmes que trabalhem com a temática da aula, divida a classe em duplas, oriente-as a representarem uma das cenas do/s filme/s apresentado/s, utilizando para isto massa de modelar.

3. Em seguida, em uma roda de conversa, faça algumas questões sobre a animação apresentada, de modo a despertar ainda mais a curiosidade dos alunos sobre o tema. Para isso, sugerem-se:
- Sobre o que fala o/s filme/s?
- Vocês conhecem esses animais?
- Em que época será que eles viveram?
- Nós podemos encontra-los hoje em dia?
- Alguém tem algum desses animais em casa?
- Quais são suas principais características?
- Onde eles viveram?
- Eles ainda são vivos?
- O que será que aconteceu com eles?

4. Procure registrar as hipóteses dos alunos em um cartaz ou na lousa. Em seguida, apresente uma literatura que discuta sobre a época de vivência desses animais. Para isso, sugere-se o livro:
- LAYTON, Neal. A História de Tudo – Do bigue-bangue até hoje em divertidas dobraduras. Editora: Companhia das Letrinhas
historia de tudo
Fonte: Companhia das Letrinhas

5. Com isso, em uma nova roda de conversa, liste com as crianças as principais informações do livro. Para elencar as mesmas, sugerem-se algumas questões norteadoras:
- Como o universo apareceu?
- E o nosso Planeta?
- E o sol?
- Quais as primeiras criaturas que apareceram na Terra?
- E quando a Terra se tornou lamacenta? Quem apareceu?
- Quais os dinossauros que surgiram?
- Como eles eram?
- O que aconteceu com eles?
- O que veio depois?
- O que foi acontecendo?
- O que aconteceu com os animais na “Era do Gelo”?
- E depois de 5 milhões de anos, o que aconteceu?
- E qual será o próximo acontecimento da história?

6. Com a retomada das principais questões apresentadas por este livro, chame a atenção das crianças um pouco mais para os dinossauros, de modo a comprovar ou a refutar suas hipóteses sobre o tempo de vida destes. Assim, construam um cartaz coletivo, neste destaque como era o mundo no tempo em que viviam os dinossauros. Como sugestão, entregue uma folha de papel sulfite a cada criança, oriente-as a desenharem um dinossauro de sua preferência, depois com o auxílio de papel craft façam um fundo, destacando as principais características do mundo na época dos dinossauros. Por fim, recorte os animais que as crianças desenharam e cole-os no painel pronto.
Exponha este trabalho na escola.

* Um recurso que pode ser utilizado nesta atividade é:



** Outras literaturas que podem ajudar nesta atividade são:
- CIRANDA CULTURAL. A era dos Dinossauros.
- CIRANDA CULTURAL. Na era dos Dinossauros.
- DCL. O maravilhoso mundo dos Dinossauros. Editora: DCL
- SCOTT, Peter. FRITH, AlexFique por dentro do mundo dos Dinossauros. Editora: Usborne.


Atividade 2: Quais as características dos Dinossauros? Conhecendo as diferentes espécies de dinossauros...
1. Para dar continuidade à discussão sobre os dinossauros, após contextualizar a época de vida dos mesmos, neste momento, com o intuito de ampliar ainda mais o conhecimento das crianças sobre o tema, sugere-se o estudo sobre as diferentes espécies de dinossauros que existiam. Para isso, introduza essas questões em uma roda de conversa, nesta questione as crianças sobre as diferentes características desses animais. Como sugestão pode-se utilizar as seguintes questões:
- Será que todos os dinossauros que viveram aqui na Terra eram iguais?
- Quais seriam suas diferenças?
- E suas semelhanças?
- Quais eram as características dos Dinossauros?

2. A partir da resposta das crianças, seja com o auxílio de massa de modelar, ou de papel sulfite, lápis de cor e hidrocor; oriente-as as representarem diferentes tipos de dinossauros que elas já viram em desenhos, filmes, livros. Pode-se sugerir que elas representem alguns dos dinossauros vistos na atividade anterior.

3. Em seguida, proponha aos alunos uma pesquisa sobre as diferentes espécies de Dinossauros. Essa pesquisa pode ser feita na Biblioteca da escola ou mais próxima, bem como com o auxílio dos responsáveis e familiares. Peça para que cada um dos alunos escolha uma espécie de dinossauro que mais lhe agrade e procure saber:
- Seu nome científico;
- Seu tamanho;
- Seu habitat;
- Outras Características;
- Peso;
- Sua alimentação;
- Tempo em que viveu.
Oriente-os também, a trazerem uma figura/imagem deste dinossauro.

4. A partir da pesquisa realizada pelas crianças, em uma roda de conversa, peça para que cada aluno socialize com os demais suas descobertas. Se houver pesquisas sobre a mesma espécie, não tem problema, pois pode ser que cada um traga mais informações sobre o referido dinossauro.

5. Se possível, leve os alunos para uma exposição sobre os Dinossauros que tiver próximo a escola ou em alguma cidade vizinha.
* Maiores informações podem ser encontradas em:

6. Com a socialização feita utilize uma literatura ou mais, para complementar a explicação feita pelas crianças. Para isso, sugere-se:
- ZASTRAS. Enciclopédia Dos Dinossauros - Um Mundo De Conhecimento Sobre A Pré-história. Editora: Zastras.
enciclopedia
Fonte: Editora Zastras

** Outras literaturas que também pode ser utilizadas nesta explicação são:
BARRET, Paul.Dinossauros. Editora: WMF Martins Fontes.
BELLI, Roberto. Os Fantásticos Dinossauros. Editora: Todolivro
CIRANDA CULTURAL. Espiando os Dinossauros.
CONDON, Bill. Fato ou Ficção – Dinossauros. Editora: Girassol.
PRAP, Lila. Você sabe tudo sobre Dinossauros? Editora: Biruta.
REASONER, Charles. Dinossauros. Editora: Ciranda Cultural.
ROLLAND, Claudine. Os Dinossauros. Editora: Salamandra.

7. Com o conhecimento e estudo sobre as diferentes espécies de dinossauros, organize com a ajuda dos alunos uma tabela com as principais características de cada espécie, a qual pode ser feita da seguinte maneira:
Nome CientíficoTamanhoHabitatAlimentaçãoPesoTempo em que viveuDemais Características
Tiranossauro Rex5 metros em médiaTerrestreCarnívoro5 a 6 toneladasEntre 145 à 65 milhões de anos atrásAnimal muito feroz;
Correndo pode atingir entre 40 e 60 km/h

8. Para frisar ainda mais as características dos dinossauros, pode-se utilizar dinossauros de brinquedo, assim, exponha-os na sala para que os alunos pelas características encontradas possam identifica-los.

9.  Após a construção da tabela e reconhecimento dos diferentes animais, com o auxílio de sucata, construa com as crianças as diferentes espécies de dinossauros. Para isso, podem-se consultar os seguintes sites:

10. Para finalizar essa atividade, faça a contação de uma literatura sobre os dinossauros, para isso, sugerem-se:
-ROCHA, Ruth. Meu amigo Dinossauro. Editora: Melhoramentos.
meu amigo
- SOUSA, Mauricio de. Horácio e seus amigos Dinossauros. Editora: Globo
horacio

* Alguns recursos que podem ser utilizados nesta atividade são:




** Outras literaturas sobre os Dinossauros que podem ser trabalhadas são:
- ARDAGH, Philip. Na Casa do Léo- Os Dinossauros. Editora: Companhia das Letrinhas.
- ARDAGH, Philip. Quer conhecer meus dinossauros? Editora: Franco.
- DARGENT, Nathalie. Histórias de Dinossauros. Editora: Companhia das Letrinhas.
- OSBORNE, Mary Pope. Dinossauro antes do anoitecer. Editora: DCL

*** Vídeos/ Animações com Dinossauros:
Família Dinossauro
 -Dinotrem
 - Harry e o Balde de Dinossauros

 Atividade 3Será que tem algum animal parecido com os Dinossauros?
1. Ao estudar os dinossauros, suas características e as diferentes espécies, torna-se possível uma aproximação entre esses e os animais que encontramos hoje em dia, no caso os répteis. Por isso, neste momento da aula, direcione o olhar das crianças para essa percepção. Aproveite também, e trabalhe algumas das características dos répteis.
- Em uma roda de conversa, faça o seguinte questionamento às crianças:
- Vocês conhecem algum animal que existe hoje, que se parece com os Dinossauros?
- Quais são eles?
2. Leve algumas gravuras/imagens de diferentes répteis. A partir das respostas das crianças, mostre essas figuras para que elas possam observar as características.

3. Em seguida, em uma roda de leitura, apresente para as crianças os répteis e suas características. Para isso, utilize a seguinte literatura:
- MENGOZZI, Federico. Anfíbios e Répteis. Editora: Globo
repteis
Fonte: Editora Globo

**Outras literaturas que também podem ser utilizadas nesta explicação são:
- DORLING Kindersley. Répteis – As descobertas começam com uma palavra. Editora: Caramelo.
- GRUDZEIN, Heliana. Adivinhe quem sou? Répteis. Editora: Ave Maria.
- REASONER, Charles. Répteis. Editora: Ciranda Cultural.

4. A partir da apresentação da literatura acima, em uma roda de conversa, retome com as crianças as principais características dos répteis. Para isso, organize um quadro na lousa ou em uma cartolina, nele destaque o nome de alguns répteis como: Iguana; lagartos; cobra; etc. e suas características.

5. A partir da resposta das crianças, confeccione com a ajuda delas, um painel, neste coloque imagens dos dinossauros seguidas do répteis (procure imagens próximas do real) para que as crianças possam comparar. Assim, para estimular ainda mais a observação questione:
- Em que esses animais são parecidos com os dinossauros?
- Com quais espécies de dinossauros podemos aproximá-los?
Faça uma listagem de tudo que as crianças falarem. Assim, retome o quadro sobre os dinossauros e suas características da atividade 2, e compare-o com o quadro feito sobre as características dos répteis e discuta com as crianças.

6. Ao final, construa com as crianças um livro coletivo, o qual pode ser intitulado: “De dinossauros a répteis”. Comece a história, destacando a origem dos dinossauros, suas características, e o que foi acontecendo para que esses sumissem. Depois, apresente a origem dos répteis, suas características e suas semelhanças com os dinossauros. Em cada página coloque uma informação, seguida de uma ilustração de um grupo de crianças, as quais podem ser intercaladas com imagens.

*** Outros experimentos e ideias para trabalhar este tema, também podem ser encontrados no livro:
ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Editora Alínea.
Ensinando ciências na Educação Infantil
Recursos Educacionais
NOMETIPO
Dinossauros - Parte IÁudio
DinossaurosSoftware Educacional
Dinossauros - Parte IIÁudio
Recursos Complementares
a) Livros sobre o Ensino de Ciências:
- CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ciências na escola. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html
- CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ciências por investigação. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html
- CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Explorações em ciências na educação infantil. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html

b) Sites de experimentos:
Avaliação
A avaliação será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado: o interesse do aluno pelo assunto trabalhado, sua participação e envolvimento nas diferentes situações propostas; a interação e reflexão em grupo, a compreensão da temática, por meio da expressão de suas ideias, sentimentos, observações, conclusões.

Como sugestão de avaliação, também poderá ser realizada a seguinte atividade: Organização de uma oficina sobre os Dinossauros. Nela, oriente os alunos a exporem seus trabalhos referentes a esta aula aos demais colegas da escola, e assim, expliquem cada um dos conceitos aprendidos nesta aula.

*Obs: A avaliação encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investigação e reflexão acerca das manifestações das crianças: observa o que sabem fazer, o que pensam a respeito dos fenômenos que observam, o que ainda lhes é difícil entender, os interesses que possuem, as aquisições obtidas em vista de todo o processo vivido e em relação com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequação dos conteúdos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e à apresentação de novos conteúdos e atividades, que visem à promoção de situações significativas na aprendizagem da criança, fazendo-a avançar em seu desenvolvimento e na interação com o meio.



Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.
Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.
Amigo a gente sente!
Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar.
Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende.
Amigo a gente entende!
Benditos os que guardam amigos, os que entregam o ombro pra chorar.
Porque amigo sofre e chora.
Amigo não tem hora pra consolar!
Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade.
Porque amigo é a direção.Amigo é a base quando falta o chão!
Benditos sejam todos os amigos de raízes, verdadeiros.
Porque amigos são herdeiros da real sagacidade.
Ter amigos é a melhor cumplicidade!
Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho,
Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!

Oração do Professor


"Obrigado, Senhor, por atribuir-me a missão de ensinar e por fazer de mim uma professora no mundo da educação.

Eu te agradeço pelo compromisso de formar tantas pessoas e te ofereço todos os meus dons.

São grandes os desafios de cada dia, mas é gratificante ver os objetivos alcançados, na raça de servir, colaborar e ampliar os horizontes do conhecimento.

Quero celebrar as minhas conquistas exaltando também o sofrimento que me fez crescer e evoluir.

Quero renovar cada dia a coragem de sempre recomeçar.

Senhor!

Inspira-me na minha vocação de mestre e comunicador para melhor poder servir.

Abençoa todos os que se empenham neste trabalho iluminando-lhes o caminho.

Obrigado, meu Deus, pelo dom da vida e por fazer de mim uma educadora consciente, comprometida hoje e sempre. Amém!"