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18 de nov. de 2015

DIAGNOSTICANDO A DIFICULDADE DE APRENDIZADO

Esta etapa da investigação pretende atender os problemas de aprendizagem e as particularidades que persistirem, mesmo depois das intervenções anteriores. Apesar de iniciar com um encaminhamento contendo uma prévia descrição da problemática do aluno, realizada pelos professores e fundamentada no diagnóstico realizado anteriormente através das observações, se refere a um contexto mais distante da escola e da sala de aula. Essa distancia ocorre em razão da lacuna que há entre a escola e a família.
Toda família passa por dificuldades e problemas ao longo de sua evolução e, em decorrência destes fatores, grande parte dos sintomas apresentados pelos alunos na atualidade tiveram origem ainda no seio familiar. Muitas famílias conseguem se resolver sozinhas, porém tantas outras necessitam de ajuda para alcançar um equilíbrio. Portanto, a investigação neste contexto é indispensável, pois irá facilitar o entendimento básico das possíveis causas do problema do aluno e possibilitará o planejamento de mudanças.
Nesta proposta, o diagnóstico psicopedagógico do aluno é realizado através dos processos descritos a seguir, podendo ser alterada a ordem de aplicação, de acordo com a demanda.

1 - Encaminhamento/entrevista inicial com o professor;
2 - Avaliação do encaminhamento/entrevista inicial com o professor;
3 - Ficha de controle;
4 - Entrevista inicial com o aluno;
5 - Avaliação da entrevista inicial com o aluno;
6 - Entrevista inicial com os pais ou responsável;
7 - Avaliação da entrevista inicial com os pais ou responsável;
8 - Entrevista familiar exploratória situacional (E.S.E.F.);
9 - História de vida ou anamnese psicopedagógica;
10 - Interpretação da história de vida ou anamnese psicopedagógica;
11 - Enquadramento.

Todos estes processos serão descritos detalhadamente nas próximas postagens. Aproveitem!

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Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.
Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.
Amigo a gente sente!
Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar.
Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende.
Amigo a gente entende!
Benditos os que guardam amigos, os que entregam o ombro pra chorar.
Porque amigo sofre e chora.
Amigo não tem hora pra consolar!
Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade.
Porque amigo é a direção.Amigo é a base quando falta o chão!
Benditos sejam todos os amigos de raízes, verdadeiros.
Porque amigos são herdeiros da real sagacidade.
Ter amigos é a melhor cumplicidade!
Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho,
Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!

Oração do Professor


"Obrigado, Senhor, por atribuir-me a missão de ensinar e por fazer de mim uma professora no mundo da educação.

Eu te agradeço pelo compromisso de formar tantas pessoas e te ofereço todos os meus dons.

São grandes os desafios de cada dia, mas é gratificante ver os objetivos alcançados, na raça de servir, colaborar e ampliar os horizontes do conhecimento.

Quero celebrar as minhas conquistas exaltando também o sofrimento que me fez crescer e evoluir.

Quero renovar cada dia a coragem de sempre recomeçar.

Senhor!

Inspira-me na minha vocação de mestre e comunicador para melhor poder servir.

Abençoa todos os que se empenham neste trabalho iluminando-lhes o caminho.

Obrigado, meu Deus, pelo dom da vida e por fazer de mim uma educadora consciente, comprometida hoje e sempre. Amém!"