Esta etapa da investigação pretende atender os problemas de aprendizagem
e as particularidades que persistirem, mesmo depois das intervenções
anteriores. Apesar de iniciar com um encaminhamento contendo uma prévia
descrição da problemática do aluno, realizada pelos professores e fundamentada
no diagnóstico realizado anteriormente através das observações, se refere a um
contexto mais distante da escola e da sala de aula. Essa distancia ocorre em
razão da lacuna que há entre a escola e a família.
Toda família passa por dificuldades e problemas ao longo de sua evolução
e, em decorrência destes fatores, grande parte dos sintomas apresentados pelos
alunos na atualidade tiveram origem ainda no seio familiar. Muitas famílias
conseguem se resolver sozinhas, porém tantas outras necessitam de ajuda para
alcançar um equilíbrio. Portanto, a investigação neste contexto é
indispensável, pois irá facilitar o entendimento básico das possíveis causas do
problema do aluno e possibilitará o planejamento de mudanças.
Nesta proposta, o diagnóstico psicopedagógico do aluno é realizado
através dos processos descritos a seguir, podendo ser alterada a ordem de
aplicação, de acordo com a demanda.
1 -
Encaminhamento/entrevista inicial com o professor;
2 - Avaliação
do encaminhamento/entrevista inicial com o professor;
3 - Ficha de
controle;
4 -
Entrevista inicial com o aluno;
5 - Avaliação
da entrevista inicial com o aluno;
6 -
Entrevista inicial com os pais ou responsável;
7 - Avaliação
da entrevista inicial com os pais ou responsável;
8 -
Entrevista familiar exploratória situacional (E.S.E.F.);
9 - História
de vida ou anamnese psicopedagógica;
10 -
Interpretação da história de vida ou anamnese psicopedagógica;
11 -
Enquadramento.
Todos estes
processos serão descritos detalhadamente nas próximas postagens. Aproveitem!
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