Educar Senpre - LINKE ME

SEGUIDORES

20 de nov. de 2015

As perturbações do espetro do Autismo são diagnosticadas por profissionais que observam o comportamento e de acordo com os critérios estabelecidos de diagnóstico. Não existem exames fisiológicos, sendo a observação a única ferramenta disponível.
 Alguns sinais podem indicar a presença de uma forma de Autismo pelo que, em caso de dúvida, deve consultar um especialista
 Como pais não há ninguém que conheça melhor os seus filhos, que observe durante mais tempo os seus comportamentos e que por isso se aperceba se há comportamentos (ou falta deles) que justifiquem uma ida ao médico.
Lembre-se que a intervenção precoce é fundamental para o sucesso do tratamento. Quanto mais rápido agir melhores serão os resultados de uma intervenção, seja ela qual for. Esperar para ver, se desconfia de que alguma coisa se passa, é a pior decisão para o seu filho e para si.

Quando aparecem os primeiros sinais?
Os primeiros sinais que podem indicar uma perturbação do espetro Autista são observáveis entre os 18 meses e os 24 meses. No entanto, o desenvolvimento das capacidades entre crianças pode dar-se em momentos diferentes sem que haja qualquer perturbação. Os sinais tornam-se mais evidentes entre os 24 meses e os 6 anos. 

Primeiros sinais de Autismo
O Autismo manifesta-se de várias formas, com diferentes níveis de severidade, e por isso os sinais de que pode estar perante um caso de Autismo são bastante variáveis
No entanto, a presença de alguns sinais devem levar a que leve o seu filho a um especialista. 
           É importante realçar que embora observe os sinais, apenas um especialista consegue diagnosticar corretamente.
Seguem-se os sinais divididos pela idade, entre os 6 e os 24 meses:
 A partir dos 6 meses
  • Não sorri ou expressa outras formas de alegria
A partir dos 9 meses
  • Não reage ou imita sons, sorrisos ou outras expressões faciais
A partir dos 12 meses
  • Não balbucia
  • Não aponta para objetos para chamar a atenção a esse objeto ou quando está a fazer um pedido
  • Não mostra objetos às pessoas, não acena com a mão, não abana a cabeça (sinais de sim ou não) e não alcança objetos
  • Não mostra interesse nos seus pares
  • Apresenta movimentos ou ações repetitivas, não brincando de forma funciona com os brinquedos ou, por exemplo, repete movimentos com as mãos repetitivamente.
  • Pouco ou nenhum contato ocular
  • Não segue o dedo de um adulto quando aponta
  • Presta mais atenção a brinquedos do que a pessoas
  • Não responde ao seu nome quando é chamado
  • Não imita sons e ações
  • Escolhe apenas alguns brinquedos ou partes de um brinquedo para brincar
A partir dos 16 meses
  • Não diz palavras
A partir dos 24 meses
  • Não constrói frases com duas palavras, mesmo que seja por imitação
  • Perda de qualquer capacidade de linguagem ou de capacidades sociais

Quando as informações e o diagnóstico são ineficientes, gera desconforto, dúvida, medo.........


Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.
Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.
Amigo a gente sente!
Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar.
Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende.
Amigo a gente entende!
Benditos os que guardam amigos, os que entregam o ombro pra chorar.
Porque amigo sofre e chora.
Amigo não tem hora pra consolar!
Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade.
Porque amigo é a direção.Amigo é a base quando falta o chão!
Benditos sejam todos os amigos de raízes, verdadeiros.
Porque amigos são herdeiros da real sagacidade.
Ter amigos é a melhor cumplicidade!
Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho,
Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!

Oração do Professor


"Obrigado, Senhor, por atribuir-me a missão de ensinar e por fazer de mim uma professora no mundo da educação.

Eu te agradeço pelo compromisso de formar tantas pessoas e te ofereço todos os meus dons.

São grandes os desafios de cada dia, mas é gratificante ver os objetivos alcançados, na raça de servir, colaborar e ampliar os horizontes do conhecimento.

Quero celebrar as minhas conquistas exaltando também o sofrimento que me fez crescer e evoluir.

Quero renovar cada dia a coragem de sempre recomeçar.

Senhor!

Inspira-me na minha vocação de mestre e comunicador para melhor poder servir.

Abençoa todos os que se empenham neste trabalho iluminando-lhes o caminho.

Obrigado, meu Deus, pelo dom da vida e por fazer de mim uma educadora consciente, comprometida hoje e sempre. Amém!"