Educar Senpre - LINKE ME

SEGUIDORES

18 de fev. de 2016

A Neurociência e a Educação



A Neurociência é a ciência que estuda o cérebro e hoje traz grandes benefícios para as áreas relacionadas a Educação (principalmente relacionado aos problemas de aprendizagem), aos Esportes, as Artes, a Psicologia e enfim, ao Desenvolvimento Humano como um todo.  
Entender um pouco do funcionamento do nosso cérebro pode ser um grande facilitador para pais, professores e todos os profissionais que lidam com o desenvolvimento da criança. Acredito que este documentário pode ajudar pais e profissionais a encontrarem maneiras de estimular crianças com dificuldades de aprendizagem.

Para terem melhor entendimento em relação a aprendizagem, a criança e a educação, vou deixar aqui alguns tópicos para vocês se atentarem ao assistir o vídeo.

1-) Atente-se no trabalho da professora Ana ("tia Ana"). Como a Neurociência a ajudou na solução dos problemas de alfabetização de seus alunos? Perceba que o foco dela é "aprender brincando".
2-) Atente-se para como se dão as SINAPSES(conexão entre neurônios através dos impulsos elétricos). Como é o desenvolvimento da criança e a quantidade de sinapses nos primeiros anos de vida?"Quanto mais a gente usa nosso cérebro, mais ele vai se definindo."
3-) Atente-se na explicação sobre a trilha feita no mato e como se dá nosso aprendizado. "Quanto mais praticamos, mais fortalecemos o caminho que nosso cérebro faz para executar uma determinada tarefa". Então a palavra chave para o aprendizado seria: treino, treino e mais treino!
4-) Atente-se para as fases chamadas: Janelas de Oportunidades
5-) Atente-se para o objetivo da Escola Municipal Guarani, que é criar memória de longa duração nas crianças desde pequenas . Como essa escola preparam seus alunos para alfabetização? 
6-) Qual a importância do elogio para o aprendizado? Atente-se para esse tópico.
7-) Atente-se para a pesquisa de Rui Marra. " A reação de qualquer um diante de um desafio depende do afeto que essa pessoa recebeu na infância".Atente-se para a importância das trocas afetivas no início da vida e como elas são fundamentais para a formação de segurança no indivíduo.
8-) Atente-se para a "Metodologia do Semáforo".Para aprender temos que parar, pensar e agir. Uma coisa de cada vez.
9-) Atente-se para como memorizamos. Como lembramos de detalhes? Como se dá a memória associativa?

Segue o documentário aqui. Não deixe de assistir! 

Espero que tenham gostado e que o documentário tenha ajudado, tanto quanto me ajudou no meu dia-a-dia com as crianças.

Entendendo o Desenvolvimento Infantil (Documentário)





"Toda criança explica o homem tanto quanto o homem explica cada criança" Jean Piaget

 Praticamente todos os posts do blog permeiam o   Desenvolvimento Infantil, mas nunca tinha abordado de forma mais explícita e teórica. Porém, tenho percebido no meu dia-a-dia de trabalho que alguns pais chegam até o consultório com preocupações que não deveriam existir se eles tivessem um pouco de conhecimento sobre a Psicologia do Desenvolvimento. Portanto, esse post é de extrema importância para  pais, educadores e todo profissional que lida com crianças.

Na minha busca por vídeos para o blog (e para meu estudo também) encontrei um excelentedocumentário chamado Introdução a Psicologia do Desenvolvimento. Esse breve filme fala de maneira clara e concisa sobre o desenvolvimento humano e enfatiza a teoria dos interacionistas e construtivistas: Piaget, Vygotsky e Wallon com enfase na teoria piagetiana. Além de ser um documentário que aborda os conceitos de forma dinâmica, há a participação de grandes nomes da Psicologia aqui no Brasil como Yves de La Taille (Psicólogo e Educador Francês, naturalizado  brasileiro, especializado em desenvolvimento moral e professor da USP).

 Antes de assistirem ao vídeo é bom terem em mente que a Psicologia do Desenvolvimento estuda o desenvolvimento humano, desde o nascimento até a vida adulta, em todos os aspectos: físico-motor, intelectual (ou cognitivo), afetivo-emocional e social.

"A Psicologia do Desenvolvimento tem a ambição de identificar etapas do processo de construção das capacidades humanas, construção na interação com o meio." (documentário).

Segue aí o documentário (vale muito a pena assistir):


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.
Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.
Amigo a gente sente!
Benditos os que sofrem por amigos, os que falam com o olhar.
Porque amigo não se cala, não questiona, nem se rende.
Amigo a gente entende!
Benditos os que guardam amigos, os que entregam o ombro pra chorar.
Porque amigo sofre e chora.
Amigo não tem hora pra consolar!
Benditos sejam os amigos que acreditam na tua verdade ou te apontam a realidade.
Porque amigo é a direção.Amigo é a base quando falta o chão!
Benditos sejam todos os amigos de raízes, verdadeiros.
Porque amigos são herdeiros da real sagacidade.
Ter amigos é a melhor cumplicidade!
Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho,
Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!

Oração do Professor


"Obrigado, Senhor, por atribuir-me a missão de ensinar e por fazer de mim uma professora no mundo da educação.

Eu te agradeço pelo compromisso de formar tantas pessoas e te ofereço todos os meus dons.

São grandes os desafios de cada dia, mas é gratificante ver os objetivos alcançados, na raça de servir, colaborar e ampliar os horizontes do conhecimento.

Quero celebrar as minhas conquistas exaltando também o sofrimento que me fez crescer e evoluir.

Quero renovar cada dia a coragem de sempre recomeçar.

Senhor!

Inspira-me na minha vocação de mestre e comunicador para melhor poder servir.

Abençoa todos os que se empenham neste trabalho iluminando-lhes o caminho.

Obrigado, meu Deus, pelo dom da vida e por fazer de mim uma educadora consciente, comprometida hoje e sempre. Amém!"