O
TDH/A Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade é um distúrbio que pode
ser de origem genética e cognitiva, de fácil percepção. O TDAH é compreendido
como um transtorno que compromete principalmente o funcionamento do lobo
frontal do cérebro, responsável, entre outras atividades, pelas funções
executivas e de funções como:
•
A atenção;
•
A capacidade que o indivíduo possui de auto estimular-se;
•
Conseguir planejar-se, traçando objetivos e metas;
•
Controle dos impulsos;
•
Controle das emoções;
A
arteterapia por ser terapêutica, contribui durante o processo de diagnóstico ou
mesmo de intervenção com um portador de TDAH. Desenvolve o conhecimento e o
lidar, trabalhar sentimentos e emoções, sem se expor ou falar quando não tem
vontade. Revela-se por experiências e expressões por meio da arte, facilitando
a exteriorização de seus sentimentos mais íntimos, demonstrando melhor seu
jeito de pensar, de agir e sentir.
Durante
o processo avaliativo que, como já colocado, pode ser também interventivo, o
profissional (psicopedagogo/arteterapeuta) deve antes de mais nada listar
alguns indicadores que devem ser observados, tais como:
-
A imaturidade com relação ao desenvolvimento da atenção, (que pode ser
associado a um jogo ou atividades com arteterapia;)
-
O Déficit de atenção do paciente (que pode ser associado a um jogo ou a
atividades de arteterapia para diagnósticos;)
Existem
alguns tipos de intervenções relacionadas à psicopedagogia e à arteterapia que
podem ser utilizadas durante o processo, como:
•
Jogo com regras: Através dos jogos, a criança deverá submeter-se às regras e
normas, onde poderá desenvolver suas habilidades, seu raciocínio, auto-imagem,
tolerar frustrações, saber ganhar ou perder, saber esperar sua vez, planejar
uma situação, aprender a ouvir, etc.
•
Brincadeiras de representação (psicodrama): Através dos diálogos e da troca de
papéis, a criança pode desenvolver algumas habilidades, e o psicólogo servirá
como espelho, onde a criança poderá ver com mais clareza ser jeito de ser.
•
Atividade corporal cinestésica: O relaxamento associado ao controle da
respiração, ouvir silenciosamente uma música relaxante ou mesmo a massagem
corporal são medidas úteis para reduzir a tensão dos músculos do corpo e trazer
a atenção da criança para si mesma, fixando-se em si mesma e promovendo maior
centralização.
•
Uso de sucata: O uso de sucata para as crianças com TDA/H é muito bom, pois
elas podem utilizar sua criatividade, podem criar e formar novos materiais.
A
seguir, há algumas indicações de jogos e atividades que podem ser trabalhadas
com uma criança ou adolescente que estejam num processo avaliativo/diagnóstico,
ou mesmo que já tenham sido diagnosticadas com TDAH (Fagali, 2010).
-
O trabalho com o barro: Gera concentração, captando a energia excessiva e
relaxando o paciente.
-
Jogos que alternam expansão de percepção e liberação do movimento com foco em
figuras, seus detalhes e na concentração de ações.
-
Atividades de construção criativa em que se usa a força com as mãos, liberando
energia represada, exemplo de trabalho de construção com madeira, pregos e
martelos. Alterna-se com atividades sutis, enfatizando a suavidade e delicadeza
dos movimentos. Os instrumentos podem ser as próprias mãos, pincéis de várias
texturas, giz de cera colorido (pintura e expansão da aquarela, guache e giz de
cera, no movimento alternado de contensão e expansão).
-
Atividades com velas, utilizando copinhos de plástico para formar uma mandala.
Esta atividade exige concentração, apesar de trabalhar também com fogo, o que
traz excitação à criança.
-
O trabalho com o corpo: Tensão alternada com relaxamento, diretamente associada
ao movimentos corporais, imagens e elementos: Endureço e fico mole, sou pedra,
sou água.
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Andar e contar histórias sobre situações de tensão e relaxamento, rápido e
lento. (Fazer com o movimento corporal amplo, ou apenas com as mãos e braços,
os pés e pernas).
-
O trabalho respiratório: Inspirar até o abdominal, bem lentamente, como se
enchesse uma bexiga, expirar como se soprasse pela boca tirando tudo que
precisa sair desde o abdômen. (Inspiração e expiração com vários ritmos e
duração, em função das facilidades progressivas do aprendiz). Associar a
histórias e imagens, criando algo a partir disto, com sopros no canudo (de
refresco) sobre um papel molhado com tinta aguada (papel molhado e gotas de
guache que são pintados com auxílio do sopro no canudo).
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Tocar com tambores liberando a energia e conversando com eles: forte, leve, no
centro e nas bordas do tambor, acelerado e lentamente, alterações de ritmos.
Conversas com o tambor do companheiro ou terapeuta, mantendo palavras, cantos,
ou acompanhando pelo som de uma música rítmica.
Jogos:
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Furar com estiletes pontos no papel (exercício de pulsão nos detalhes), com
curta e longa duração, rápido e lento, formando uma figura, ou aleatoriamente.
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Exercícios de detalhes, selecionar e reconhecer detalhes no fundo variado e
complexo. Jogo de quem descobre mais rápido: Cara a Cara.
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Jogos de quem acha no todo, descoberta de erros, sempre alternado com projeções
mais excessivas do movimento e relaxamento: jogo dos sete erros, por exemplo.
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Jogos de figura e fundo: Quem acha primeiro: Lince, Onde está Wally e outros.
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Jogos com movimentos que requeiram atenção e rapidez diante de um sinal.
Na
área clínica, o trabalho do psicopedagogo pode ser preventivo, visando também
evitar o fracasso, seja este escolar, profissional ou pessoal, além de
encaminhar à propositura de novas possibilidades de ações, que farão com que
ocorra uma melhora na prática pedagógica, contribuindo para sua própria
evolução.
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