A Neurociência é a ciência que estuda o cérebro e hoje traz grandes benefícios para as áreas relacionadas a Educação (principalmente relacionado aos problemas de aprendizagem), aos Esportes, as Artes, a Psicologia e enfim, ao Desenvolvimento Humano como um todo.
Entender um pouco do funcionamento do nosso cérebro pode ser um grande facilitador para pais, professores e todos os profissionais que lidam com o desenvolvimento da criança. Acredito que este documentário pode ajudar pais e profissionais a encontrarem maneiras de estimular crianças com dificuldades de aprendizagem.
Para terem melhor entendimento em relação a aprendizagem, a criança e a educação, vou deixar aqui alguns tópicos para vocês se atentarem ao assistir o vídeo.
1-) Atente-se no trabalho da professora Ana ("tia Ana"). Como a Neurociência a ajudou na solução dos problemas de alfabetização de seus alunos? Perceba que o foco dela é "aprender brincando".
2-) Atente-se para como se dão as SINAPSES(conexão entre neurônios através dos impulsos elétricos). Como é o desenvolvimento da criança e a quantidade de sinapses nos primeiros anos de vida?"Quanto mais a gente usa nosso cérebro, mais ele vai se definindo."
3-) Atente-se na explicação sobre a trilha feita no mato e como se dá nosso aprendizado. "Quanto mais praticamos, mais fortalecemos o caminho que nosso cérebro faz para executar uma determinada tarefa". Então a palavra chave para o aprendizado seria: treino, treino e mais treino!
4-) Atente-se para as fases chamadas: Janelas de Oportunidades
5-) Atente-se para o objetivo da Escola Municipal Guarani, que é criar memória de longa duração nas crianças desde pequenas . Como essa escola preparam seus alunos para alfabetização?
6-) Qual a importância do elogio para o aprendizado? Atente-se para esse tópico.
7-) Atente-se para a pesquisa de Rui Marra. " A reação de qualquer um diante de um desafio depende do afeto que essa pessoa recebeu na infância".Atente-se para a importância das trocas afetivas no início da vida e como elas são fundamentais para a formação de segurança no indivíduo.
8-) Atente-se para a "Metodologia do Semáforo".Para aprender temos que parar, pensar e agir. Uma coisa de cada vez.
9-) Atente-se para como memorizamos. Como lembramos de detalhes? Como se dá a memória associativa?
Segue o documentário aqui. Não deixe de assistir!
Espero que tenham gostado e que o documentário tenha ajudado, tanto quanto me ajudou no meu dia-a-dia com as crianças.
Entendendo o Desenvolvimento Infantil (Documentário)
"Toda criança explica o homem tanto quanto o homem explica cada criança" Jean Piaget
Praticamente todos os posts do blog permeiam o Desenvolvimento Infantil, mas nunca tinha abordado de forma mais explícita e teórica. Porém, tenho percebido no meu dia-a-dia de trabalho que alguns pais chegam até o consultório com preocupações que não deveriam existir se eles tivessem um pouco de conhecimento sobre a Psicologia do Desenvolvimento. Portanto, esse post é de extrema importância para pais, educadores e todo profissional que lida com crianças.
Na minha busca por vídeos para o blog (e para meu estudo também) encontrei um excelentedocumentário chamado Introdução a Psicologia do Desenvolvimento. Esse breve filme fala de maneira clara e concisa sobre o desenvolvimento humano e enfatiza a teoria dos interacionistas e construtivistas: Piaget, Vygotsky e Wallon com enfase na teoria piagetiana. Além de ser um documentário que aborda os conceitos de forma dinâmica, há a participação de grandes nomes da Psicologia aqui no Brasil como Yves de La Taille (Psicólogo e Educador Francês, naturalizado brasileiro, especializado em desenvolvimento moral e professor da USP).
Antes de assistirem ao vídeo é bom terem em mente que a Psicologia do Desenvolvimento estuda o desenvolvimento humano, desde o nascimento até a vida adulta, em todos os aspectos: físico-motor, intelectual (ou cognitivo), afetivo-emocional e social.
"A Psicologia do Desenvolvimento tem a ambição de identificar etapas do processo de construção das capacidades humanas, construção na interação com o meio." (documentário).
Segue aí o documentário (vale muito a pena assistir):
Nenhum comentário:
Postar um comentário