ESTAGIO I

ESTÁGIO II

ATIVIDADES PRIMEIRO ANO

ATIVIDADES SEGUNDO ANO

CANTIGAS POPULARES

DATAS COMEMORATIVAS - ATIVIDADES ESPECIAIS

DATAS COMEMORATIVAS

ATIVIDADES DIVERSAS

JOGOS EDUCACIOAIS

TEMAS IMPORTANTES

PSICOPEDAGOGIA - PRINCIPAIS TEMAS ABORDADOS

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

10 de mar. de 2015

CAIXA DE CONTAGEM - MATÉMATICA - PIAGETIANA

Como fazer uma caixa de contagem????

Antes de começarmos vamos relembrar a época do curso Normal onde aprendemos para que serve uma caixa de contagem....
Uma caixa de contagem serve para trabalhar a ideia de quantidade, valor monetário e problemas elementares da matemática de forma prática... Sendo a caixa de contagem uma ferramenta excelente para ser utilizada antes do material dourado.....com a caixa de contagem o aluno tem a ideia do cálculo no concreto e com o material dourado ele vai fixar esse ideia utilizando o algoritmo da conta.
* A caixa de Contagem pode ser usada com qualquer ano, porém cabe ao professor adequar suas atividades de acordo com a faixa etária.
Vamos começar nossos trabalhos pelos elementos e por último a confecção da caixa!!!!!

ELEMENTOS PARA TRABALHAR VALOR MONETÁRIO
Vamos começar pelos elementos que irão te ajudar nos problemas elementares envolvendo situações cotidianas como fazer compras.

* Na minha 1ª caixa de contagem fiz frutas de papelão e para essa caixa nova pensei em usar algo que está muito na moda...rs....o biscuit..
Não importa como serão os elementos da sua caixa, o importante é que eles tenham a ideia de mercado.
* Minha sorte é ter uma irmã que faz biscuit  ;-). Para fazer os elementos de biscuit você vai precisar de:
. Massa básica para biscuit (você encontra em loja de artesanato o pacote de 1 Kg em torno de 11,00);
. Tinta para tecido (é a única que tinge bem a massa de biscuit - em torno de 2,00 - rende muito);
. Cola para artesanato;
. Algumas espátulas e muita imaginação;
Tinja a massa de biscuit aos pedaços de acordo com o que você quer fazer e vá modelando .na internet existem vários sites com o passo a passo do biscuit....
DICA: O biscuit encolhe muito depois que seca...faça suas peças em tamanho maior do que o que você deseja e passe verniz de artesanato depois de tudo pronto...vai evitar que suje as peças com o passar do tempo e do uso e ainda vai evitar que ele fique quebradiço com aqueles acidentes de sala de aula....sabe quando tudo d repente aparece pelo chão....nós sabemos que não são nossos cuidadosos alunos e sim problemas de objetos suicidas!!!!
Tem de tudo um pouco nesse mercadinho.....pão, biscoitos variados, chuchu, cenoura, couve-flor, tomate, morango, pimenta, banana, caju, laranja, abóbora, alho e berinjela. Pela internet você encontra mais um monte de sugestões com biscuit!
E para fechar nossa ideia de mercadinho em um dos cantinhos da caixa. Que tal uma bela caixa de ovos?! Vamos trabalhar 1 dúzia e meia dúzia com eles....
Parece de verdade né? Mas é tudo de biscuit....e fica tão leve quanto a casca do ovo vazio....
(DICA: A massa de biscuit pura é branca, porém quando seca fica um branco meio translúcido por isso, na hora de fazer objetos brancos lembre-se de tingir antes a massa com tinta para tecido branca ou o efeito após secagem será diferente do desejável)
Terminada essa etapa de mercadinho vamos aos
ELEMENTOS DE COLEÇÃO
Os elementos de coleção são melhores para trabalhar a ideia de multiplicação e divisão dentro de problemas elementares além das outras operações, é claro!!!!
* Uma sugestão legal é recolher conchinhas.você não vai gastar nada, mas cuidado: Não degrade a natureza...na hora de coletar suas conchas certifique-se de que elas todas estão realmente vazias!!!!
O melhor lugar para achar conchas redondinhas e em forma de caracol ou caramujo é no entorno de pedras grandes porque os mariscos tendem a se fixar nas pedras .procure em praias q tem pequenas rochas na faixa de areia.
*As conchas com o tempo ficam quebradiças e se dissolvem. Para evitar que isso aconteça é conveniente passar verniz de artesanato. Além de deixá-las duráveis o verniz realça a cor das conchas, pois quando coletamos elas estão molhadas e por isso são muito coloridas, mas depois que secam ficam desbotadas.....é o mesmo efeito da roupa quando você coloca para lavar...assim que molha o tecido a cor aparece mais escura...o verniz vai dar esse aspecto de molhado nas conchas realçando a cor e o brilho.....
Tampinhas de garrafa PET se pintar com tinta plástica o efeito vai ser mais bonito!!!
* Rolhas de garrafa de vinho;
* Palitos de fósforo já riscados (rsrsrs.... vamos evitar que  a sala  pegue fogo instantaneamente .....rsrsrs.. e literalmente....kkkkkkkkk....).

DINHEIRINHO....





Vamos fazer um compartimento em nossa caixa só para colocar o dinheiro...se tem mercado tem que ter dinheirinho...rsrsrs....
As notas de mentirinha são adquiridas com a maior facilidade, mas as moedas são uma dificuldade. Por causa disso resolvi confeccionar minhas próprias moedas:
* Papel ofício, lápis de escrever, lápis de cor, papelão fino e fita adesiva larga;
* Coloque uma moeda de verdade embaixo da folha de ofício e risque com o lápis de escrever em cima, você vai obter um sombreado do desenhado que vem gravado na moeda. Faça isso com os dois lados da moeda, depois corte no papelão fino o contorno da moeda e cole entre as 2 partes que você desenhou no papel oficio. Corte e passe fita adesiva por cima dos 2 lados para que sua moedinha fique durável.